domingo, 14 de dezembro de 2008

Por que devemos aprender outro idioma?

Olá!
Sempre que ouço a pergunta do título desta postagem, eu sempre me levo a pensar em uma estória muito engraçada de um escritor chamado Jesús Sánchez Maza. É uma estória de dois gatinhos e um cão em uma situação bem inusitada. Vamos ler juntos esta pequena narrativa que eu traduzi de seu original em espanhol e refletir um pouco sobre a pergunta formulada. Boa leitura e até próxima!
Dizem que graças ao rádio e aos aviões o mundo é pequeno. Tudo o que acontece em nosso planeta é conhecido em poucos minutos, as coisas nos chegam em imagens e sons ao mesmo instante que acontecem. Já não há distância e as viagens estão ao alcance de todo o mundo, sim, mas...quando nos distanciamos uns quilómetros nos encontramos com o único obstáculo que as invenções modernas não consiguiram, ainda, derrubar; A torre de Babel, a confusão de línguas. Sobre a utilidade dos idiomas, o melhor rémedio contra a maldição bíblica, se conta o seguinte relato: Dois gatos paseiam tranquilos pelo campo, disfrutando de um esplédido dia de primavera. De repente, diante deles um cachorro muito feroz, com desejo de comê-los. Um dos gatos nem se mexe de tanto medo e começa a miar fracamente: miau! miau! . O cão se joga sobre o pobre bichano dando-lhe patadas, mordidas e golpes e em alguns instântes o deixa jogado no chão. Então se dirige ao outro gato que, com as quatro patas bem firmes no chão, rabo para o alto e olhar fixo o enfrenta e numa atitude inesperada começa a latir: guau! guau!
A atitude do gato e seus inesperados latidos surpreendem de tal maneira o cão que este dá meia volta e sai correndo. Com ar de triufo, o gato que late vai até seu companheiro, que continua se queixando ainda jogado no chão. Viu? Viu? Eu te disse, isso aconteceu porque você não sabe falar outros idiomas.

Nenhum comentário: